Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Sanidade e nutrição em creches

Esta foi a temática do Ciclo de eventos promovido pela APCS. Ferreira também pediu que os produtores não voltem a repovoar imediatamente as suas granjas.

Redação SI 18/09/2003 – A última edição do Ciclo de Eventos promovido pela Associação Paulista de Criadores de Suínos (APCS) destacou temas relacionais à sanidade e nutrição em creches suinícolas. Mas o assunto que dominou as conversas durante o intervalo foi a retomada do preço do suíno. Um otimismo exagerado volta a circular pelo setor e isto tem preocupado o presidente da APCS, Valdomiro Ferreira Júnior, que foi duro com os produtores. “Se alguém está repovoando sua granja, que não reclame depois”, afirmou durante a realização da Bolsa de Suínos. Ferreira tem recebido informações de que há uma grande procura por matrizes nas empresas de genética, o que pode atrapalhar a rentabilidade da atividade já no próximo ano. “Nossos ciclos de crise ocorrem de três em três anos, não antecipem esta”, enfatizou.

Palestras – O evento ocorreu no Auditório da Cati Coordenadoria de Assistência Técnica Integral, em Campinas (SP), no último dia 15. Rovério Magrini de Freitas, da Nutron Alimentos, abriu as palestras falando sobre manejo nutricional em creches. Ele apontou como principais tendências uma nutrição voltada para as funções intestinais do leitão, a busca por um consumo maior após o desmame, o uso de ingredientes de alta palatabilidade e digestabilidade, além de um esquema de fases de ração baseada no consumo e peso e não mais na idade. Freitas também apontou diversos cuidados que os produtores devem ter. “Ambientes fechados, mal ventilados e escuros inibem o consumo adequado de ração”, alertou.

A segunda palestra do evento foi feita pelo médico veterinário e diretor da Tecsa Laboratório, Luiz Eduardo Ristow. Ele apresentou formas de controle e prevenção das principais doenças que afetam os leitões durante a creche. Epidermite exsudativa, doença de Glsser e rinite atrófica estavam entre as quais destacou aos participantes.

Merenda – Em entrevista ao site Suinocultura Industrial, Ferreira também comentou sobre a audiência pública na Câmara Municipal de Bragança Paulista (SP) no dia 26 de agosto. Ele foi a convite da vereadora Fabiana Alessandri para discutir a inclusão da carne suína na merenda escolar da cidade. “Mas, no debate, o assunto foi tratado de forma partidária e não objetiva”, comentou o presidente da APCS, que esteve acompanhado do pesquisador do Instituto de Tecnologia de Alimentos (Ital), Expedito Tadeu Facco da Silveira, e do vice-presidente da entidade, Weber Dalla Vecchia.

Com isto, a entidade resolveu mudar a estratégia. De acordo com Ferreira, os contatos agora serão feitos diretamente com as diretores nutricionais das escolas. Tanto que em Descalvado (SP), onde também havia um convite para uma audiência pública para debater o mesmo assunto, já se optou pela conversa com as nutricionistas.

A intenção da APCS é implantar nas cidades paulistas, principalmente as com tradição na produção suinícola, um programa idêntico ao de Xanxerê, em Santa Catarina. Lá, além da inclusão da carne suína na merenda escolar, está sendo feito um trabalho de divulgação de suas qualidades nutricionais, destacando-as não só para nutricionistas mas também para os alunos.

Acompanhe a programação do próximo Ciclo de Eventos nos links abaixo.