Redação SI 22/09/2003 – O Dia de Campo na TV que vai ao ar no dia 26 de setembro, sexta-feira, das 9h às 10h da manhã (horário de Brasília), tem como tema a criação de suínos em cama sobreposta (fases: creche e gestação). O programa é produzido pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária – Embrapa, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.
Nos últimos anos, a proposta de produção de suínos sobre cama tem sido ampliada pela Embrapa Suínos e Aves (Concórdia/SC). De acordo com as pesquisas realizadas, a produção de suínos em leito de maravalha, palha ou casca de arroz aumenta o bem-estar dos animais, evita a contaminação do meio ambiente por dejetos e fornece adubo de ótima qualidade. Com resultados comprovados, a Embrapa estendeu a tecnologia de criação de suínos sobre cama para as fases de creche e gestação. Antes, o uso comum desse sistema era restrito às fases de crescimento e terminação dos animais.
Na década de 90, a tecnologia sofreu uma paralisação, pois foi associada à incidência de linfadenite. No entanto, sabe-se que a doença pode ocorrer tanto em suínos criados sobre cama, como em animais de sistema com piso ripado. Estudos desenvolvidos por pesquisadores da Embrapa conseguiram dissociar a doença do sistema de cama sobreposta, mostrando que as camas não são portadoras do Mycobacterium, o causador da linfadenite. Caso o rebanho não esteja infectado, a doença não se manifesta.
O Dia de Campo na TV é transmitido, ao vivo, do estúdio da Embrapa Informação Tecnológica, em Brasília, para todo o país, via satélite. Para assistir, basta sintonizar uma antena parabólica na polarização horizontal, banda C, transponder 6A2, freqüência 3930 Mhz, sinal aberto, ou uma antena doméstica, banda L, freqüência 1220 Mhz. O programa também é exibido pelo Canal Rural (Net, Sky e parabólica: freqüência 4171 Mhz, transponder 12A2, polarização horizontal).
O Dia de Campo na TV é interativo. As dúvidas do público sobre a tecnologia apresentada são esclarecidas ao vivo por especialistas. As perguntas serão recebidas, durante o programa, pelo telefone 0800-701-1140 (ligação gratuita), pelo fax (61) 273-8949, ou ainda pelo endereço eletrônico [email protected]