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Suinocultura quer ampliar exportações

Entrar em mercados de alto consumo é o que almejam os produtores brasileiros.

Redação SI 03/11/2003 – 04h05 – O Brasil exporta apenas 13% da produção de carne suína e depende de poucos compradores externos. A Rússia é o maior comprador, absorvendo 80% das 500 mil toneladas que o Brasil deve embarcar em 2003. Em seguida vem Hong Kong, com 10%, Argentina, 3%, Cingapura, 2%, e Uruguai, 1%.

Ao apresentar estes dados durante a Agromix, na quarta-feira, o chefe geral da Embrapa Suínos e Aves, Dirceu Talamini, explicou que o desafio brasileiro é elevar os embarques para 25% a 30% e entrar em mercados de alto consumo.

As vendas externas devem saltar 26% em volume físico este ano, mas os preços internacionais devem crescer menos, perto de 12%. Talamini disse que o cenário internacional favorável aliviou um pouco a crise interna de 18 meses enfrentada pelo setor. A China é o maior produtor mundial, com 50% do total, seguida da União Européia (maior exportadora), com 20,6% da produção. O consumo per capita de carne suína no Brasil (13,8 quilos) é considerado incipiente, se comparado ao da Dinamarca (75 quilos).

Levantamento realizado pela organização da Agromix revela que a produção de suínos no Brasil está em torno de 20,6 milhões de unidades, e a Região Sul tem a maioria participação (34%). O Rio Grande do Sul responde 20% da produção nacional, com 4,2 milhões de cabeças.