Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Luz no fim do túnel

Depois de quase dois anos de crise, suinocultores paranaenses voltam a se animar com a atividade. As exportações aumentaram e o preço da carne subiu.

Redação SI 05/11/2003 – 05h30 – Depois de um período difícil o preço dos suínos começa a dar sinais de recuperação.

Durante mais de 18 meses o quilo vivo do porco valeu em média menos de R$2,00. Agora, ele está sendo vendido no oeste do Paraná por R$2,30.

“Diminuímos em torno de 300 mil matrizes e o reflexo da produção está acontecendo agora”, diz João Manfio, presidente da Associação dos produtores.

O bom momento é visto com cautela pelos produtores. Muitos ainda têm dividas da época da crise para pagar.

“Temos que pagar dívidas da crise que passamos anteriormente, mesmo assim dá para ter um lucro”, diz Renato Pasquale, criador.

Durante a crise, o criador Ivo Schnorrenberger foi obrigado a diminuir o plantel para continuar na atividade. Agora, com o preço bom, voltou a investir.

“Estamos tentando aumentar devagarinho porque ainda estamos muito ressabiados, então, é preciso ter cautela, vou mexer com as 70 matrizes que tenho para ver o que acontece no mercado”, diz Ivo.

De acordo com a Secretaria de Comércio Exterior, entre janeiro e setembro deste ano, as exportações de carne de porco subiram 10% relação ao mesmo período do ano passado.