Redação SI 01/12/2003 – 06h00 – O quarto maior rebanho do Brasil é o de suínos, tendo como principais regiões produtoras o Sul (42,63%), o Nordeste (22,16%), o Sudeste (18,01%) e o Centro-Oeste (10,35%), segundo indicações do levantamento apresentando na última quinta-feira (27) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
As avaliações têm como base o ano de 2002 e mostram que os estados do Sul (Santa Catarina, Paraná e Rio Grande do Sul) são os maiores produtores, seguidos de Minas Gerais, Bahia e São Paulo. A produção tradicional de suínos ocorre em praticamente todo o país e convive com pólos regionalizados especializados na produção comercial.
Os dez principais municípios produtores de suínos no Brasil concentram cerca de 7,13% do rebanho nacional. Em 2002, houve variação na posição ocupada pelos principais municípios, com destaque para o crescimento da suinocultura no município de Rio Verde, em Goiás, que passa da 15 posição em 2001 para a 5 em 2002.
O crescimento coincide com o desenvolvimento das culturas do milho e da soja em Rio Verde, tendência verificada desde o início da década de 1990, e tem relação também com a implantação de projetos para produção de aves, suínos e bovinos no município.
Houve redução na produção de suínos entre os dez principais municípios produtores brasileiros (Uberlândia,Toledo, Concórdia,Seara, Rio Verde,Xavantina, Ucrânia, Marechal Cândido Rondon, Braço do Norte e Videira) devido à crise enfrentada pela produção no período, causada pelo problema de abastecimento de milho no mercado e pelas desvalorizações cambiais ocorridas em 2002.