Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Grãos

Clima e biodiesel nos EUA impulsionam contratos futuros de soja em Chicago

Estimativas do Departamento de Agricultura dos EUA (USDA) indicaram risco de queda na produtividade de milho e soja nos principais estados produtores de Iowa e Illinois

Clima e biodiesel nos EUA impulsionam contratos futuros de soja em Chicago

Os contratos futuros de soja, milho e trigo nos Estados Unidos alcançaram valores elevados devido a rumores sobre o clima adverso causado pelo El Niño, que poderia reduzir a produção agrícola em vários países. Nesta quarta-feira, 21, as estimativas do Departamento de Agricultura dos EUA (USDA) indicaram risco de queda na produtividade de milho e soja nos principais estados produtores de Iowa e Illinois.

O sentimento de preocupação aumentou após o USDA analisar as previsões climáticas para a região do Meio-Oeste americano e constatar uma redução na proporção de lavouras consideradas em boas condições de plantio, de 59% para 54%. No mesmo período do ano passado, 68% das lavouras estavam nas melhores condições.

Diante desse cenário, os contratos futuros de soja com vencimento em julho tiveram um aumento de 2,54% na Bolsa de Chicago nesta quarta-feira. O preço do grão ficou cotado em US$ 15,1475 o bushel, que representa 60 libras ou aproximadamente 27 quilos.

Essa alta impacta diretamente os contratos firmados no Brasil, que são cotados com base em Chicago. O prêmio adicional varia de acordo com a oferta e a demanda entre os países. Caso haja escassez de grãos no mercado americano, é no Brasil que os importadores depositam suas expectativas para garantir as commodities necessárias.