Redação SI 04/03/02 – Com uma programação acertada até o final de maio e um grande número de cidades interessadas em recebê-la, a Unidade Móvel da Cadeia Produtiva da Carne Suína foi inaugurada neste sábado, dia 2 de março, em Espírito Santo do Pinhal (SP), sede da Associação Paulista de Criadores de Suínos (APCS), idealizadora do projeto. “Este momento é um marco na suinocultura paulista, vindo de encontro a uma necessidade que tínhamos em relação as exigências do consumidor”, afirma Ferreira Júnior, presidente da entidade.
O evento começou de manhã com uma carreata percorrendo diversos pontos da cidade. Cerca de 250 veículos participaram, entre caminhões e carros, com faixas indicando diversos municípios do Estado, além de representantes de todo o setor suinícola.
O município de Fartura (SP) deve ser o próximo a receber a carreta que leva o contêiner de 12 metros. No total, foram investidos R$ 187 mil para a sua implantação. No contêiner há uma sala de vídeo, cozinha e uma área para processamento da carne, na qual os participantes poderão conhecer cortes nobres do suíno, como a picanha, pouco divulgada ainda.
O projeto também visa um trabalho educativo, procurando acabar com alguns mitos que ainda rondam a carne suína, como a de ser gordurosa e, até, transmissora de doenças. “A maior importância disso é realmente a divulgação das qualidades da carne suína, acabando assim com mitos que a própria medicina já comprovou não serem verdadeiros”, diz o médico veterinário Sílvio Borges, que esteve representando o secretário de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo.
A construção da Unidade Móvel foi financiada pelo Fundo de Desenvolvimento para a Suinocultura Paulista, convênio firmado entre a APCS e a Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado, e conta com o apoio do Instituto de Tecnologia de Alimentos (Ital), além de Institutos Biológicos e de Zootecnia e da Câmara Setorial da Carne Suína.