Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Buscando soluções

A APCS promove reunião com representantes de toda a cadeia produtiva para encontrar uma saída para a crise do setor.

Redação SI 23/10/2002 – A sala de reuniões do Hotel Nacional Inn, em Campinas (SP), ficou lotada na última segunda-feira (21/10). A lotação demonstra a preocupação com o momento vivido pela suinocultura, encarado como a pior crise pela qual o setor já passou. O evento promovido pela Associação Paulistas dos Criadores de Suínos (APCS) reuniu aproximadamente 90 pessoas, representantes de empresas e entidades ligadas à cadeia produtiva do suíno, além de produtores e donos de frigoríficos. De Minas Gerais havia representantes da Cooperpassos e da região de Ponte Nova, uma das áreas de maior produção suína naquele Estado.

Foram mais de três horas de reunião, com cada setor expondo sua própria realidade e ouvindo a do outro. Este foi um dos primeiros passos na tentativa de se organizar uma entidade que englobe toda a cadeia produtiva da carne suína. Foram votadas várias propostas para serem aplicadas a curto e médio prazo (Veja quadro abaixo), visando amenizar a crise.

No dia 11 de novembro uma nova reunião deverá ser realizada, com o intuito de se analisar o andamento de todos as propostas acordadas neste evento.

Ações aprovadas na reunião

Abater os animais entre 75 e 85 quilos de peso vivo.

Realizar uma campanha promocional, com redução de preço em alguns cortes de carne suína, entre os frigoríficos, criadores e supermercados regionais.

Solicitar imediatamente aos órgãos competentes a liberação da linha de crédito para custeio de matrizes alojadas.

Solicitar ao governo do Estado de São Paulo uma política de incentivo para o aumento da área de plantio de grãos, sendo substituído assim 20% da área ocupada hoje por pastagem.

Verificar junto a Conab/SP quais as programações de leilões para os próximos 60 dias.

Criação de um comitê com representantes de todos os segmentos do setor para analisar e criar uma referência de comercialização dos produtos suinícolas por meio de mercado futuro.

Criar uma entidade única que tenha representantes de toda a cadeia produtiva da carne suína.

Agenda

24/10/2002 18h30 Participar do lançamento do contrato futuro de bezerro na sede da BM&F, em São Paulo.

29/10/2002 10h00 Encontro na Cepea, em Piracicaba, para análise de uma referência para o mercado futuro de suínos.