Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

ABIPECS espera faturar US$ 1 bilhão com as exportações de carne suína

A meta deve ser atingida em cinco anos, se o Brasil conquistar o mercado europeu.

Redação SI 02/07/2001 11:03 – O objetivo da Associação Brasileira da Indústria Produtora e Exportadora de Carne Suína (Abipecs) é atingir, em cinco anos, o mesmo volume atual das exportações de frangos, ou seja, 800 mil toneladas por ano, movimentando US$ 1 bilhão. Para atingir esta meta, o presidente da entidade, Felipe Luz, afirmou que será preciso conquistar o mercado europeu.

Luz destacou que a vinda do presidente da OIE, Romano Marabelli, ao Estado sinaliza um interesse da União Européia (UE) em importar a carne suína brasileira. “Marabelli sugeriu a vinda de uma missão européia ao país para verificar as condições sanitárias e viabilizar a abertura do mercado da UE”, disse. Além do mercado italiano, que já indicou bastante interesse pelo produto brasileiro, também a Espanha deve importar carne suína catarinense.

De acordo com Luz, a Itália importa 600 mil toneladas por ano de carne suína. “Se conquistarmos 10% deste volume, já teremos um incremento de 60 mil toneladas”, calculou.

A nova expectativa da Abipecs para este ano é de superar os números da estimativa inicial, de exportação de 200 mil toneladas. “No próximo ano, as exportações deverão totalizar mais de 300 mil toneladas”, projetou Felipe, que prevê boa resposta do mercado.