Redação SI 05/09/2001 10:55 – “O Brasil deverá exportar 230 mil toneladas de carne suína em 2001”. A afirmação é de Enio Marques Pereira, presidente da Associação Brasileira das Indústrias Exportadoras de Carnes (Abiecs), feita durante o 13o. Seminário de Marketing Rural da ABMR, em São Paulo. De acordo com o dirigente, o País está de olho no mercado europeu e no Japão para introduzir a carne suína brasileira. “Os problemas sanitários na Europa estão dando fôlego ao setor produtivo de carnes do Brasil”, diz Enio. “E se a carne suína conseguir entrar com efetividade no mercado europeu, o caminho para o Japão não deverá mais ter obstáculos”.
Mercado interno – Enio afirmou ainda que as fusões ou parcerias entre as empresas produtoras de carnes para incrementar as exportações, como fizeram a Sadia e a Perdigão ao criar a BRF Trading Company, devem estender-se também para o mercado interno. “Não acho difícil a união dessas empresas para atuar no comércio nacional”. Porém, o dirigente só garante o sucesso dessas parcerias se a distribuição de renda do consumidor brasileiro aumentar. “Se a renda aumenta, o consumo sobe”, analisa.