Somados os números do fechamento da safra de verão 2008/2009, e as estimativas de produção da safra de inverno, a produção agrícola dos 18 municípios de abrangência do Núcleo Regional da Secretaria Estadual de Agricultura e Abastecimento (Seab), órgão paranaense, será de aproximadamente 1 milhão de hectares. Os dados são do Departamento de Economia Rural (Deral) da Secretaria, e, ao contrário das projeções nacionais, que prevêem reduções, significam um pequeno aumento em relação aos 950 mil da safra 2007/2008.
As maiores culturas de verão, que teve os números atualizados, foram as de Soja, milho, feijão e batata, e o município de Castro novamente foi o maior produtor. “Com uma combinação de clima ameno e agricultura altamente tecnificada, a cidade de Castro sempre tem destaque em nossos levantamentos e estimativas”, diz o engenheiro agrônomo da Seab, José Roberto Tosato.
Com uma área total de 777 mil hectares, a safra de verão contou com 53 mil toneladas de batata das águas (primeira safra), 38 mil toneladas de batata das secas (segunda safra), 71 mil toneladas de feijão das águas (80% de feijão preto), 60 mil hectares de feijão das secas (carioquinha e juriti), 186 mil hectares de milho e 435 mil hectares de soja.
Com o fim do inverno e início da colheita de várias culturas, também já se tem estimativas mais precisas sobre a produção de trigo, triticale, aveia e cevada, que terão colheitas concentradas no mês de novembro. “Todas essas culturas sofreram com o excesso de chuvas e a elevada umidade. As doenças reduziram a produção e, com o tempo ruim, o controle também foi dificultado”, explica Tosato. Mesmo assim a estimativa supera as expectativas. Deverão ser cultivados por volta de 240 mil hectares no total.
Considerando as maiores lavouras, a região terá 67 mil toneladas de aveia branca, 77 mil toneladas de aveia preta, 43 mil toneladas de cevada, 28 mil toneladas de triticale e 500 mil toneladas de trigo. “O trigo foi o que mais aumentou a produção. Na última safra a área total era de 135 mil hectares. Nesta safra serão 153 mil hectares”, diz Tosato.
Segundo ele, o aumento se dará pela necessidade dos produtores em protegerem o solo e promoverem a rotação de culturas. O município de Tibagi continua sendo o campeão nacional de produção de trigo, com 140 mil toneladas e 44 mil hectares estimados para este ano.
Castro (PR) se mantém na liderança da produtividade
O município de Castro continua na ponta da produtividade agrícola na região. Foi o maior produtor da safra de verão e deve continuar liderando em algumas das culturas de inverno. “O alto desempenho de Castro em diversos cultivos se deve à alta tecnologia dos produtores do município. Principalmente com a irrigação, os índices de produtividade quase sempre superam o de outras localidades”.
Foram produzidas lá 45 mil toneladas de batata (aproximadamente 35 mil quilos por hectare), 29 mil toneladas de feijão (2300 quilos por hectare), 30 mil hectares de milho (8 mil quilos por hectare). Mesmo com os problemas de estiagem em novembro e dezembro de 2008 e março e abril de 2009, e índices abaixo da safra anterior, a cidade se manteve como líder produtora em todas estas culturas.
Castro perde apenas para Tibagi na produção de soja e de trigo. Na primeira, Tibagi tem registrada a colheita de 230 mil toneladas, e Castro, 225 mil. A previsão para a colheita de trigo é de 140 mil toneladas. Castro deverá produzir 82 mil toneladas.
Maiores lavouras da safra 2009
Milho 186 mil hectares 1,2 milhão de toneladas
Soja 436 mil hectares 1,3 milhão de toneladas
Trigo (estimativa) 153 mil hectares 500 mil toneladas