Na última quinta-feira (24/09), a Associação dos Suinocultores do Estado de Minas Gerais (ASEMG) promoveu um encontro entre produtores mineiros com Paul Auffray e Paul Pommer, presidente e diretor, respectivamente, da associação francesa Uniporc Ouest. A entidade realiza e garante a pesagem e a classificação de suínos de abate na Europa Ocidental e na parte noroeste e da França. De acordo com a Asemg, o objetivo do encontro foi trocar experiências e foi pautado na discussão entre os diversos atores da cadeia os aspectos ligados à experimentação para aprovação da vacina Vivax desenvolvida pela Pfizer. Foram abordadas a forma de utilização, as vantagens e desvantagens, a eficácia do tratamento e os testes realizados nos abatedouros para verificação do produto.
Ainda durante a reunião, informa a associação mineira, foi feito um acordo de cooperação e intercâmbio, dentro da cadeia da suinocultura, em assuntos de mútuo interesse, dos dois países. “A troca de experiências entre produtores é sempre de grande valia. Com a união do setor seja nacional ou internacionalmente a suinocultura só tem a ganhar”, comentou João Bosco Martins, presidente da Asemg, em nota.
Visita- Após o encontro, os integrantes da missão seguiram para a cidade de Pará de Minas (MG), onde participaram do jantar de aniversário da Cooperoeste. Segundo a Asemg, no dia seguinte os franceses visitaram granjas da região. “O modelo de comercialização de suínos no mercado europeu é mais moderno e ágil que o brasileiro. Esse será um importante aprendizado para a suinocultura brasileira” destacou José Arnaldo Cardoso Penna, vice-presidente da Asemg e presidente da Bolsa de Suínos Mineira.
A Uniporc Ouest controla 87% da produção francesa, ou seja, 21 milhões de suínos, em 25 abatedouros.