Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Insumos

Chuvas beneficiam lavouras

Safra de milho e trigo argentinas são beneficiadas pela chuva. Maior probabilidade de aumento da produção.

Chuvas beneficiam lavouras

As chuvas recentes que atingiram a maior parte das regiões produtoras de grãos da Argentina ajudaram o desenvolvimento da safra de trigo e o plantio do milho, informou a Bolsa de Cereais de Buenos Aires em seu relatório semanal.

A precipitação melhorou a umidade do solo das lavouras de trigo de Córdoba, Entre Rios e Santa Fé e, em menor escala, em Buenos Aires e La Pampa. Por conta disso, é maior a probabilidade de aumento na produtividade da safra argentina. A área plantada, contudo, é 40% menor que a do ciclo passado, o que limitará a produção.

A Bolsa de Buenos Aires não estimou um número para a produção da safra 2009/2010, mas a de Rosário prevê 7,4 milhões de toneladas, ante 8,7 milhões de toneladas em 2008/2009. Na média das cinco safras anteriores, a produção foi de 14,76 milhões de toneladas. Uma vez que a demanda doméstica é de 6,5 milhões de toneladas, sobrarão apenas 900 mil toneladas para exportação se a estimativa da Bolsa de Rosário for realizada. Já o USDA (Departamento de Agricultura dos EUA) prevê exportação de 1,5 milhão de toneladas.

Quanto ao milho, 19,7% da área prevista de 1,875 milhão de hectares foi semeada até ontem, de acordo com a bolsa de Buenos Aires. A umidade melhorou as condições de plantio, mas os produtores esperam temperaturas mais elevadas para acelerar o desenvolvimento dos campos. A bolsa de Rosário espera produção de 16 milhões de toneladas.