Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Mercado Interno

Setor avícola discute compartimentação

Iniciativa visa organizar a produção em compartimentos de acordo com a agroindústria integradora.

Setor avícola discute compartimentação

Representantes do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) e do setor agroindustrial avícola brasileiro participaram de uma reunião na última sexta-feira (16/10), em Brasília (DF) para definir os novos passos da implantação do modelo de compartimentação da produção nacional.

Iniciativa que visa organizar a produção em compartimentos de acordo com a agroindústria integradora para tornar mais ágeis ações preventivas e saneadoras em eventuais “crises sanitárias”, o modelo de compartimentação deverá ser um diferencial do sistema produtivo brasileiro em relação ao resto do planeta. A idéia partiu da Organização Mundial de Saúde Animal (OIE), e o Brasil foi aceito oficialmente como voluntário nos primeiros meses de 2008. Pouco depois, uma missão visitou o país entre 27 de abril e 04 de maio do ano passado.

De lá pra cá, várias reuniões foram realizadas, discutindo pontos, até a conclusão de um modelo final, aplicável à realidade brasileira, sendo aprovado em outubro pela Organização Mundial do Comércio (OMC).

Todo o projeto será financiado pela OIE. No encontro de Brasília, além dos membros das agroindústrias e do MAPA, estiveram presentes o vice-presidente técnico e científico da UBA, Antônio Guilherme Castro, e o secretário executivo da entidade, João Tomelin.