O governador de Mato Grosso, Blairo Maggi, em audiência com o ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Reinhold Stephanes, ontem, para solicitar a intervenção do governo federal para a retirada de milho de Mato Grosso. Maggi reiterou os pedidos que já vêm sendo feitos pela Aprosoja/MT e Famato. Diretores das entidades e parlamentares mato-grossenses participaram da reunião.
Diante dos números, Stephanes se comprometeu a empenhar esforços para buscar recursos junto ao Tesouro e o governador também conversará com as pastas econômicas do governo federal para obter mais aportes para o apoio à comercialização e para retirada do milho de Mato Grosso. “O Estado reconhece a efetivação dos mecanismos de ajuda, tudo que foi feito neste ano, mas não podemos deixar para trás aqueles que ainda estão com quantidade considerável para vender”, ponderou o governador.
A demanda para a retirada de milho é de 500 mil toneladas, sendo consideradas que 300 mil/t têm que ser retiradas com urgência. “Aproveitamos para reiterar a necessidade de ser realizado pelo menos mais um leilão para minimizar o estoque final da safra 08/09. Estamos com 1,42 milhão/t e, no mínimo, precisamos encerrar esta safra com o mesmo estoque final da safra anterior, de 900 mil toneladas”, explica o presidente da Aprosoja/MT, Glauber Silveira da Silva.