Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Nutrição

China proíbe ractopamina

Os chineses baniram as importações e exportações de ractopamina. Este promotor de crescimento não é aprovado em vários países.

China proíbe ractopamina

Desde ontem (09/12), a China proibiu as importações e exportações de ractopamina e cloridrato de ractopamina, segundo o Ministério de Comércio e Administração Geral de Alfândegas do país.

A Ractopamina e o cloridrato de ractopamina são drogas estimulantes que são utilizados como aditivos para desestimular o acúmulo de gordura na carne suína (no animal vivo).

A maioria dos países ao redor do mundo não aprovam a sua utilização como medicamento veterinário ou aditivo na alimentação animal. A China proibiu sua utilização em 2002 por causa de possíveis riscos à saúde de seres humanos.

Um funcionário da divisão de relação exteriores, ligado ao Ministério do Comércio chinês, que pediu para não ser identificado, disse que a ractopamina e o cloridrato de ractopamina não tinha outras funções além do uso como aditivo alimentar.

O funcionário disse que o mundo tinha opiniões diferentes sobre a ractopamina. Países como os Estados Unidos e a Austrália aprovaram o seu uso, porém, a substância é proibida na China e nos países da União Europeia.

-Tradução Suinocultura Industrial.