O cooperativismo desempenha papel fundamental na suinocultura brasileira, sendo um elo vital antes da porteira, conectando produtores e fornecedores em um esforço colaborativo para impulsionar o setor. Essa forma de organização permite que os produtores compartilhem conhecimento, tecnologia, recursos e estratégias para alcançar melhores resultados em suas atividades. O trabalho conjunto também facilita a adoção de práticas sustentáveis, como a gestão ambiental responsável e o bem-estar animal, garantindo produção de alimentos de alta qualidade para o mercado consumidor.
Esse comprometimento forma uma aliança entre cooperativa e cooperado, resultando em grandes conquistas, como a vitória consecutiva do suinocultor Elton Alceu Endler na categoria Melhor Cooperado da Suinocultura, no Prêmio Quem é Quem.
O produtor possui uma granja em Toledo, Paraná, uma das maiores regiões produtivas do Brasil. Com 1.099 matrizes e média anual de 33,31 nascidos vivos por porca, a propriedade conquistou o primeiro lugar nos últimos dois anos. Ela conta com duas unidades de produção de suínos: uma Unidade de Produção de Desmama (UPD) com 15.800m² e uma creche com 6.100m². A granja possui uma equipe de 12 funcionários dedicados, sendo 9 atuando diretamente na UPD, 2 na creche e 1 responsável pelos serviços gerais.
Acesse a revista e leia mais.