Redação (23/03/2009) – Os produtores rurais das regiões de Porto Nacional e Silvanópolis comemoram o aumento da produção da soja na safra 2009. A expectativa de crescimento é em torno de 10% na colheita total, em relação ao ano passado. O aumento é atribuído aos investimentos tecnológicos e preparos do solo com mais eficiência para melhoria da produtividade.
Para os produtores, além das novas tecnologias, outros recursos contabilizam este crescimento. “O preparo melhor do solo, chuvas bem distribuídas são alguns dos fatores que influenciam o crescimento”, disse Carlos Boni, gerente da fazenda Dom Augusto, em Porto Nacional. Ele acredita que a produtividade deve aumentar de 44 para 50 sacos, comparada com a safra colhida em 2008.
Elias Rosso, gerente da fazenda Mongeana, em Porto Nacional, também manifesta a expectativa positiva para a colheita. “Hoje com os avanços da tecnologia podemos investir com garantia. Em geral, a produção deve ter um acréscimo de 8% a 10%, isso é fruto dos investimentos que aplicamos”, expressou. Na fazenda, pela primeira vez, será aplicado o sistema rotativo de produção. “Logo após a colheita da soja faremos o plantio de capim braquiária e milheto para criação de gado. Na época da seca teremos mais uma alternativa de produção agropecuária”, enfatizou.
Caravana
A Caravana da Produção agropecuária percorreu nessa segunda-feira, 23, propriedades rurais dos municípios de Porto Nacional e Silvanópolis. Na manhã desta terça, 24, a equipe continua com as atividades nos municípios de Silvanópolis. Ainda pela manhã, segue para Santa Rosa. À tarde, a Caravana estará no projeto Manuel Alves, em Dianópolis.