Um ano diferente. Para o economista da MB Agro, Alexandre Mendonça de Barros, 2010 será um período de virada no setor cárneo, envolvendo a avicultura e a suinocultura. Segundo suas previsões, milho e soja devem custar menos este ano. “Com os grãos mais baratos, certamente o custo de produção será mais contido, uma vez que representam a matéria prima para a ração animal”.
Barros prevê, também, a recuperação da cotação do dólar neste ano, com isso, o câmbio deve ser desvalorizado, garantindo maior rentabilidade às exportações de carnes.
Além disso, segundo o economista, em 2009 a crise internacional afetou a economia dos Estados Unidos, por isso, a demanda por produtos derivados da carne diminuiu, gerando um excedente que foi exportado. Tal fator interferiu diretamente nos resultados das exportações dos produtos brasileiros, já prejudicados com a taxa cambial.
“Agora, a situação muda”. Barros acredita no aumento da demanda americana, por produtos cárneos, em 2010. “Com isso, uma menor quantidade de carnes serão exportadas pelos EUA, ajudando no impulso dos preços no mercado internacional”.
Suínos- O economista prevê aumento de preços e ganhos reais em rentabilidade para este ano. “Será uma beleza de recuperação”.
Frango- Barros acredita em preços estáveis no mercado avícola em 2010, com sustentação para um aumento nas cotações.