Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Cooperação técnológica

Adisseo assina acordo de cooperação tecnológica com o Laboratório de Análises Micotoxicólogicas (Lamic), da Universidade Federal de Santa Maria (RS).

Momento da assinatura do acordo: Márcio Ceccantini (Adisseo), Luis Cottin (diretor geral Adisseo América Latina), Prof. Paulo Costa Tabajara (pró-reitor da UFSM), João Manuel (presidente da Fatec/RS), Prof. Carlos Augusto Mallmann (coordenador do Lamic)

Da Redação 07/04/2004 – Foi assinado nesta segunda-feira (05/04), em Santa Maria (RS), um acordo de cooperação tecnológica para o suporte técnico e analítico de aminoácidos e vitaminas entre a Adisseo e o Laboratório de Análises Micotoxicológicas (Lamic), da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). O acordo foi firmado por meio da Fundação de Apoio à Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (Fatec/RS), que coordena as atividades de pesquisa e de desenvolvimento de tecnologia da Universidade.

A parceria da Adisseo com a UFSM envolve diretamente o Centro de Apoio Nutricional (CEAN), da Adisseo Brasil Ltda., e o Lamic. O CEAN, que até pouco tempo estava instalado em Paulínia (SP), foi transferido para Santa Maria, operando em conjunto com o Laboratório da Universidade. Dessa forma, a Adisseo passa a realizar suas análises de aminoácidos em ingredientes para nutrição animal em parceria com o Lamic, tendo também uma filial instalada no município de Santa Maria.

De acordo com Márcio Ceccantini, gerente de Desenvolvimento e

Márcio Ceccatini em discurso durante a assinatura

Pesquisa da Adisseo para a América Latina, este acordo trará benefícios para todas as entidades envolvidas. “A Adisseo ganha com a possibilidade de ampliar suas análises de aminoácidos e também com a possibilidade de iniciar as análises de vitaminas aqui no Brasil, que até então eram feitas na França”, explica. “Além disso, a empresa ganha com a estrutura humana especializada que a UFSM disponibiliza para a realização das análises e para o desenvolvimento de novas tecnologias”.

Ceccantini ainda ressalta que o Lamic e a UFSM ganham com esta parceria, no sentido de terem acesso aos equipamentos disponibilizados pela Adisseo com a tranferência de tecnologia de análises de aminoácidos via NIRS (tecnologia exclusiva Adisseo) e de vitaminas e, também, no sentido de especializar os alunos graduandos e pós-graduandos (nas áreas de veterinária, zootecnia, nutrição, farmácia, química, entre outras) nestes tipos de análises.

O gerente revela que a idéia deste acordo surgiu no final do ano

Público da UFSM na cerimônia de assinatura do acordo

passado, após a conclusão de um Programa Educacional, em que uma pós-graduanda em Farmácia da UFSM passou por um estágio na Adisseo, em Campinas. “O trabalho desenvolvido por esta aluna, sobre análise nutricional de ingredientes para alimentação de aves e suínos, lhe rendeu uma bolsa para Doutorado na Unicamp. Dessa forma, ficamos muito contentes pela aluna e vimos aí a oportunidade de concretizarmos uma parceria com a Universidade para desenvolver pesquisas e novas tecnologias nessa área”, comenta. “E o mais importante é que este acordo de cooperação tecnológica não representa a fusão entre os laboratórios, mas sim uma parceria técnica em nível de serviços às empresas”.

Redução de custos

Luís Prestes Moro (gerente Comercial Adisseo), Elder Carettone (diretor Comercial Adisseo América Latina), Hugo Trimmel (diretor Administrativo Adisseo América Latina), Washington Santos (CEAN/Adisseo), Carlos Augusto Mallmann (coordenador Lamic), Louis Cottin (diretor geral Adisseo América Latina), Paulo Tabajara (pró-reitor UFSM) e Márcio Ceccantini

Ceccantini destaca que a Adisseo detém uma tecnologia de análises de ingredientes de rações que reduz o seu custo em até 60%. “Com esta parceria com a UFSM, esperamos que o custo dessas análises, aminoácidos digestíveis e vitaminas, sejam reduzidos em mais 20% aos clientes”, diz. Segundo ele, o acordo também proporcionará rapidez nos resultados dessas análises. “Análises, que hoje levam cerca de 25 dias para ficar prontas em outros laboratórios, serão concluídas em dois dias no CEAN/Lamic, a um custo médio de US$ 25 cada uma”.

O que é o CEAN?
O CEAN, Centro de Apoio Nutricional, oferece desde 1997 suporte técnico e analítico de aminoácidos e vitaminas aos clientes da Adisseo. Em 2003, obteve uma das notas mais altas (94,8 pontos em 100 possíveis) durante um programa de inspeção independente que avaliou o desempenho de 17 laboratórios. A avaliação mediu e comparou os resultados dos laboratórios com padrões estabelecidos internacionalmente para organização, limpeza e qualidade física das instalações. O domínio e bom desempenho nessas áreas demonstra a preocupação do CEAN em eliminar ou reduzir o risco de acidentes, os prejuízos causados ao meio ambiente, à propriedade e às pessoas durante a realização de seus trabalhos.

O que é o Lamic?

Parte das instalações do Lamic, na UFSM

O Laboratório de Análises Micotoxicológicas (Lamic), coordenado pelo Prof. Titular Dr. Carlos Augusto Mallmann e administrado pela Fundação de Apoio à Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (FATEC-RS) e ligada a Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) possui reconhecimento internacional pela sua precisão no que tange a análise de micotoxinas. A qualidade e rapidez dos serviços prestados pelo Lamic estão baseadas em equipamentos modernos e na utilização de tecnologia de ponta, desenvolvida no próprio Laboratório, como a robótica de extração das micotoxinas em fase sólida. As micotoxinas analisadas no Laboratório são: aflatoxinas, zearalenona, ocratoxina A, fumonisinas, vomitoxina, toxina T-2 além de outros tricotecenos de importância econômica e sanitária.

Entre os principais produtos analisados, destacam-se os cereais (milho, trigo, soja, arroz, sorgo, cevada, centeio, etc.), industrializados (rações de suínos, aves e bovinos, silagens, derivados de amendoim, malte, radícula de cerveja, etc.), tecidos animais (soro sangüineo), lácteos (leite in natura, leite desnatado e leite em pó) e avaliação de adsorventes de micotoxinas (in vitro e in vivo).