Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Alta do milho

Aumento de preço do grão reduz rentabilidade do frango. Na suinocultura, os valores atrativos dos animais ainda compensam a alta do principal insumo da alimentação.

Da Redação 01/04/2005 – A alta dos preços do milho – que em média subiram 30% desde o início do ano – poderá provocar redução na produção de aves. Os avicultores já sentem a perda de rentabilidade com o aumento do custo de produção. Na suinocultura, os preços atrativos dos animais ainda compensam a alta do principal insumo da alimentação. “A situação é mais crítica para os avicultores, pois a margem está mais apertada”, diz Sérgio de Zem, pesquisador do Centro de Pesquisa Avançada em Economia Aplicada da Universidade de São Paulo (Cepea/USP).

Segundo levantamento da consultoria Safras & Mercado, os preços do frango estão até 40% inferiores aos registrados no segundo semestre de 2004, pois há um volume maior de oferta de animais. Estima-se que o plantel cresceu, no primeiro bimestre do ano, 7,5%. Dados da Jox Assessoria Agropecuária mostram que o custo de produção médio das aves está em R$ 1,40 por quilo, para um preço de mercado próximo de R$ 1,25.