Redação (24/01/06) – Técnicos da área de defesa sanitária do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento e da missão da União Européia, que visitará propriedades e frigoríficos no Mato Grosso do Sul, Paraná, São Paulo e Rio Grande do Sul, definiram hoje (23/01) o roteiro que cumprirão nesses estados a partir de amanhã.
A missão foi dividida em dois grupos. O primeiro deles visitará amanhã o Laboratório de Análise Agropecuária (Lanagro) de Porto Alegre, onde também estarão técnicos do Lanagro de Belém. Na quarta-feira, a partir das 8 horas, visitarão o Centro de Controle de Aftosa, no Mato Grosso do Sul. Na quinta e sexta-feiras (26/01 e 27/01), realizarão vistorias em fazendas sob vigilância sanitária, em postos de distribuição de vacinas, no centro de controle de doenças e em postos de controle nas fronteiras do estado.
Na segunda, terça e quarta-feira (30 a 01/02), já no Paraná, conhecerão o centro de controle de aftosa e avaliarão, com as autoridades estaduais, a situação epidemiológica, as medidas adotadas para contenção da doença e visitarão fazendas nas zonas atingidas, além de postos de fronteira.
O segundo grupo inicia, também amanhã, por São Paulo visitas a frigoríficos, que se estenderão até quarta-feira (25/01). Na quinta e sexta-feira (26/01 e 27/01) serão vistoriados frigoríficos no Paraná. Do dia 30 a 01/02, no Rio Grande do Sul, inspecionarão fazendas e frigoríficos.
Na sexta feira (03/02), às 9h30, os dois grupos se reúnem em Brasília com técnicos da Secretária de Defesa Agropecuária para o balanço da missão.