Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

USDA afirma que frango processado chinês é seguro para importação

O Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA) pretende autorizar o embarque de frango processado da China, onde milhares de aves e muitas pessoas já morreram de gripe aviária.

Redação AI (31/01/06) – Os críticos estão pedindo ao departamento que desconsidere a proposta, e a indústria norte-americana está ficando preocupada. Os EUA não aceitam importações de frangos de países onde o vírus da gripe está presente.

O senador Tom Karkin, de Iowa, disse na sexta-feira que os EUA não podem dar chances. Ele sabe que há medidas de segurança nos planos, mas que o departamento tem um histórico insatisfatório de inspeções.

“Sabemos que as inspeções internacionais de alimentos do USDA tiveram problemas no passado, e com muitas questões sem respostas não é aconselhável permitir importações de frango processado da China no momento”, afirmou Harkin, um democrata do Comitê de Agricultura do Senado.

A indústria não se manifestou sobre proposta, afirmou o porta-voz do Conselho Nacional de Frangos, Richard Lobb. As companhias de frango lançaram recentemente testes para todas as aves com o intuito de garantir às pessoas que o produto é seguro para o consumo.

“Não somos contra, mas também não vamos apoiar”, disse.

Sob a proposta do departamento, os EUA não aceitariam o frango chinês. A China teria de processar o frango abatido nos EUA ou em países de onde os norte-americanos aceitam frangos. Ainda, a ave teria de ser totalmente cozida, o que dá a entender que seria enlatada.

“Não estou defendendo e estamos preocupados com a percepção dos consumidores, mas o fato é que o cozimento destrói qualquer vírus. Se o enlatamento é feito de forma apropriada, ele não apresentará problemas”, disse Lobb.

O USDA fez a proposta em 23 de novembro. O período no qual o departamento aceita comentários sobre o projeto acabou na segunda-feira. As informações são da Dow Jones.