Redação AI (17/02/06) – O Ministério da Agricultura deve publicar hoje no Diário Oficial da União o plano de prevenção da gripe aviária e doença de NewsCastle. Na última segunda-feira, representantes do setor de produção de aves pediram ao ministro Roberto Rodrigues urgência na publicação do plano, que irá a consulta pública por 30 dias. Neste período, entidades do setor poderão sugerir mudanças no projeto, que depois será harmonizado e novamente publicado.
De acordo com Ariel Mendes, vice-presidente técnico da União Brasileira de Avicultura (UBA), após a publicação definitiva do plano os estados terão de três meses a um ano para se adequarem às regras de prevenção, dependendo da região do país. Entre elas está a proibição do trânsito de aves vivas de um estado para o outro.
Mendes diz que há urgência na adoção do plano de prevenção, embora a gripe aviária não seja uma ameaça de curto prazo. “Não temos rotas de aves migratórias da Europa ou da África para o Brasil”, explicou, acrescentando que o Brasil recebe aves selvagens dos Estados Unidos e Canadá. “O aparecimento do vírus H5N1 nesses dois países seria mais preocupante”.