Redação SI (24/02/06)- A Pif Paf Alimentos pretende ampliar a participação de integrados no fornecimento de suínos para abate, dos atuais 30% para 60% até 2007, segundo confirmou nesta quinta-feira (23-02) o diretor administrativo financeiro da empresa, Gerson Raimundo Souza.
O projeto de lei, reunindo outros instrumentos de fomento do governo mineiro, foi aprovado no final do ano passado pela Assembléia Legislativa do Estado, com o objetivo de financiar toda a cadeia produtiva dos mais diversos segmentos ao invés de apenas a indústria. Os recursos são repassados pelo Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais (BDMG).
Segundo Souza, a expectativa é de que o fundo esteja regulamentado no próximo mês para que a companhia possa iniciar a seleção de produtores integrados. O projeto será realizado em duas etapas. A primeira delas irá ampliar a participação dos integrados para 45% até o final deste ano, para em seguida chegar ao patamar de 60% no final de 2007.
Atualmente a Pif Paf conta com 30 produtores integrados na região de Patrocínio, no alto Paranaíba, onde está localizada a unidade de abate de suínos. A fábrica possui uma capacidade instalada para abater 2 mil animais/dia e deverá atingir um total de 2,4 mil animais/dia até julho deste ano. Em princípio, as estimativas da empresa são de que serão necessários R$ 10 milhões para o financiamento de mais 50 produtores.
Após a seleção dos produtores interessados, a empresa envia um projeto ao BDMG. O limite de financiamento irá depender da capacidade de endividamento de cada um dos produtores, já que o banco irá financiar 90% do total do projeto. O prazo para o pagamento é de até 11 anos, com juros de 12% ao ano. Segundo Souza, o risco de inadimplência do pagamento é bastante reduzido, uma vez que o pagamento do financiamento ao banco será feito pela própria Pif Paf. “Vamos firmar um convênio com o BDMG e vamos reter parte do pagamento ao produtor integrado pelos animais para o pagamento do financiamento”, afirmou.
Souza informou que a rede de integrados para o fornecimento de aves em Minas já está completa. Porém, em Areal (RJ), onde foi inaugurado hoje o novo abatedouro, já estão sendo selecionados 180 produtores rurais para participar da a primeira rede de integrados do Estado. Pela parceria caberá à empresa o fornecimento de rações, vacinas e assistência técnica, além do pintinho. O parceiro criador deve possuir a granja e arcar com os demais custos da criação. Até julho deste ano, a Pif Paf de Areal espera alcançar a marca de 70 mil frangos abatidos por dia.