Redação (13/11/06) – A Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável realizará audiência pública para debater a possibilidade de chegada do vírus da Gripe Aviária ao País e o monitoramento da rota sul de aves migratórias.
Zica destacou que a ameaça da Gripe Aviária atinge diversos setores da sociedade. “O risco mais visível está no desmantelamento da cadeia produtiva avícola nacional, que emprega diretamente mais de 800 mil pessoas e responde por 1,5% do PIB nacional”, ressaltou. O parlamentar lembrou o risco de desestabilização de milhares de famílias que dependem da pequena produção de frango. “Há também o risco de queda da ingestão de proteínas da população nacional, que depende fortemente de frango e ovos”, afirmou.
Biodiversidade
O deputado observou também que o Brasil, como detentor de uma das maiores biodiversidades de aves do mundo, “precisa se proteger de eventos como os ocorridos na China, Irã, Cazaquistão e Sibéria, onde houve mortalidade em massa de aves silvestres”. Para o deputado, o fato de que, até agora, mais de 100 espécies selvagens já se mostraram susceptíveis ao vírus H5N1 é um complicador.
O risco à saúde humana, uma vez que o vírus causou a morte de mais de 50% dos infectados, também deve servir de alarme às autoridade do setor. “Conforme a Organização Mundial de Saúde, se o vírus sofrer mutações, a doença pode se transformar em uma pandemia, com potencial de levar à morte centenas de milhões de pessoas, como ocorreu com a Gripe Espanhola em 1918”, advertiu.
Fórum técnico
O deputado informou que, em 16 de outubro deste ano, a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), em conjunto com a Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos) e pesquisadores da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa/CNPMA), realizou fórum intitulado “Monitoramento da Rota Sul: apoio técnico e científico na prevenção e no combate à Influenza Aviária”. O fórum debateu a inserção do País no cenário mundial da Influenza Aviária, seus avanços geográficos e os riscos inerentes à sua ocorrência.
Participação
Serão convidados para a audiência na Câmara representantes do Grupo Executivo Interministerial para Implementação do Plano de Contingência Brasileiro para a Pandemia de Influenza, presidido pelo Ministério da Saúde; do Grupo de Influenza Aviária da Unicamp/Ecologia (Campinas, SP); do Laboratório de Ornitologia e Aves Marinhas da Unisinos (São Leopoldo, RS); do Grupo de Influenza Aviária da Unicamp/Economia-Sociologia (Campinas, SP); da APA (São Paulo, SP); da Embrapa Informática e Agropecuária (Campinas, SP); e o Diretor de Biodiversidade do Ministério do Meio Ambiente, Paulo Kageyama.
A audiência ainda não tem data marcada.