Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Vírus H5N1 atinge Reino Unido novamente

Um surto de gripe aviária foi localizado no Abbotsbury swannery em Dorset, no sudoeste da Inglaterra, após a morte de três cisnes.

Redação (11/01/2008)- Três cisnes encontrados mortos trouxeram preocupação às autoridades do Reino Unido. Alguns testes confirmaram a presença do H5N1, cepa mais perigosa da gripe aviária, nas aves mortas, pertencentes a uma reserva natural privada localizada na praia de Chesil, província de Dorset, em pleno Canal da Mancha. O governo já está tomando medidas para evitar a propagação da doença.

O local onde foi encontrado o vírus é uma das atrações turísticas mais populares da Inglaterra e é o lar de 300 cisnes. As aves devem ser mantidas dentro do local. Especialistas acreditam que o vírus foi trazido por algum pato selvagem ou gaivota. A detecção de três aves infectadas faz supor que outros cisnes também estejam infectados, mas o DEFRA – Departamento de Meio Ambiente, Alimentos e Assuntos Rurais descarta a hipótese de um sacrifício em massa imediato, como é recomendado nesses casos, alegando que qualquer ação nesse sentido poderia ocasionar a dispersão das aves existentes na reserva, dificultando os trabalhos de erradicação.

Os avicultores do país não estão preocupados até o momento, mas querem atenção do governo no monitoramento das aves selvagens. Uma região de 10 km ao redor do foco encontrado está sendo acompanhada.

“Esta é uma péssima notíca, afinal o Reino Unido sempre possuiu baixo risco de introdução da gripe aviária”, disse Fred Landeg, veterinário.