Redação (14/01/2008)- O cenário da cultura do milho em Minas Gerais começou o ano de 2008 com demonstrações de que o grão deve novamente ser um dos destaques da agricultura estadual. Os preços pagos ao produtor continuam firmes, com a saca de 60 kg sendo vendida por aproximadamente R$ 30,00, de acordo com o Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea). O valor é quase o dobro do custo de produção.
“O ano passado foi de recuperação de preços para o agricultor. Em relação a janeiro de 2007, quando a saca estava sendo cotada a R$ 25,00, o crescimento é de 19% comparando com os preços atuais”, informa o Superintendente de Política e Economia Agrícola da Secretaria de Agricultura de Minas, João Ricardo Albanez.
A valorização do milho pode ser explicada, principalmente, pelo aumento das exportações. “A produção de etanol nos Estados Unidos à base de milho diminuiu a oferta mundial e abriu novos mercados para o milho brasileiro”. O grão se valorizou no mercado internacional e apesar de ainda pequenas, as exportações de milho por Minas Gerais cresceram significativamente. “Nos primeiros onze meses do ano passado, a quantidade exportada cresceu mais de 1000% em relação a 2006, chegando a aproximadamente 110 mil toneladas. Já as exportações brasileiras somaram 10,8 milhões de toneladas.
Para 2008, os especialistas recomendam cautela. “A safra esperada para Minas Gerais é praticamente a mesma do ano passado, cerca de 6,3 milhões de toneladas. E ainda é cedo para fazer uma estimativa de queda da produção por causa do clima”, explica Albanez. Além disso, com a chegada do milho da nova safra ao mercado, os preços devem apresentar uma redução.
O milho é o principal grão cultivado em Minas Gerais. A cultura está presente em todas as regiões, com destaque para o Sul (256 mil hectares), Alto Paranaíba (208 mil hectares) e Triângulo Mineiro (192 mil hectares). A produtividade quase dobrou nas lavouras mineiras nos últimos 13 anos. Em 1996, a produção estadual foi 3,3 milhões de toneladas em uma área de 1,29 mil hectares. Já a produção de 6,3 milhões de toneladas esperada para este ano será colhida em uma área de 1,33 mil hectares. Os maiores produtores de milho em Minas são os municípios de Uberaba (Triângulo Mineiro) e Unaí (Noroeste).