Redação SI 16/01/2008 – Com a liberação das exportações de carne suína para o mercado russo, a suinocultura brasileira está otimista com o desempenho da atividade em 2008. Diante deste cenário, a 10ª edição do Itaipu Rural Show programou atividades especiais no setor da suinocultura. O Itaipu Rural Show será realizado de 23 a 26 de janeiro pela Cooperativa Regional Itaipu, no Centro de Treinamento e Difusão de Tecnologias Cooperitaipu, na cidade de Pinhalzinho no oeste de Santa Catarina.
A exposição-feira de difusão tecnológica apresentará ao produtor rural o que existe de tecnologia de ponta nas áreas de grãos, leite, máquinas, equipamentos, insumos e, especialmente na área da suinocultura, mostrará aos produtores as novidades em genética, nutrição e padrão de instalações, além de transmitir as recomendações dos profissionais da área da suinocultura da Cooperitaipu. “Queremos motivar os integrados para a produção de suínos com qualidade, viabilizando e valorizando suas propriedades e, o mais importante, o que os consumidores desejam quando adquirem os produtos”, salienta o presidente da Cooperitaipu, Marcos Zordan.
“Apresentaremos suínos selecionados e com alto padrão genético, que estarão em exposição e comercialização, o que existe de melhor disponível dentre as genéticas no mercado, comparado com as melhores do setor de suinocultura brasileira e mundial”, salienta o médico veterinário Adriano Brambatti. Haverá sorteios aos integrados que visitarem o estande.
Na área de nutrição animal, a expo-feira demonstrará a nutrição recomendada pela Aurora aos integrados, opções diversificadas de formulações, experimentos realizados pelas empresas expositoras junto aos integrados e, principalmente o desenvolvimento de produtos que, em sua formulação, estão preocupados com a segurança alimentar e a rastreabilidade, que são exigências dos países e consumidores mundiais.
A equipe do setor da suinocultura que estará presente na Cooperitaipu será composta pelo médico veterinário da Aurora, coordenador do setor, Adriano Brambatti; o técnico em agropecuária da Aurora, Darcy Alonço Soldi; os técnicos agropecuários da Cooperitaipu, Darci Franz e Daniel Nicolau da Cunha.
No dia 24 de janeiro, às 14 horas, no auditório central do Itaipu Rural Show, será apresentada palestra sobre o “Mercado mundial de carnes”, pelo vice-presidente e diretor comercial da Aurora, economista Luiz Hilton Temp.
Suinocultura em 2008 – Estima-se que o setor de suinocultura brasileiro crescerá cerca de 2% a 3% em 2008. Santa Catarina, salienta Brambatti, está em situação privilegiada sanitariamente, pois é um Estado reconhecido mundialmente como livre da Febre Aftosa sem vacinação.
“Precisamos nos organizar cada vez mais estimular o consumo interno, informar os consumidores que a carne suína é saudável, desmistificando alguns mitos e crenças que foram instituídas pela população no decorrer dos anos”, evidencia.
O médico veterinário também alerta para que os produtores mantenham o respeito ao meio ambiente, protegendo os mananciais hídricos e as matas, reflorestando áreas degradadas além de outras ações para evitar a contaminação ambiental. “O desafio é continuar produzindo produtos, preocupados com a segurança alimentar, evitando uso de medicamentos ou substâncias proibidas pelo Ministério da Agricultura e os países compradores, assegurando aos consumidores que produzimos de forma correta, consciente e sem prejudicar o meio ambiente”, encerra.