Redação (31/01/2008)- A venda da marca Pena Branca, que pertence ao Moinho Cruzeiro do Sul, da holding Predileto Alimentos, para a Tyson Foods está quase concluída. A aquisição marca a entrada da gigante do setor de alimentos dos Estados Unidos no Brasil. "Estamos finalizando o processo, e resolvemos focar no negócio principal, que é o moinho", afirma o presidente do Moinho Cruzeiro do Sul, Antenor Barros Leal.
Hoje o frigorífico Pena Branca, com unidades em Jaguariúna e Amparo, ambas em São Paulo, tem capacidade de abate de 300 mil frangos por dia e um faturamento de R$ 300 mil por ano. Fontes do mercado avaliam que as negociações possam ter chegado a R$ 150 milhões.
Com a decisão de se estabelecer apenas no mercado de trigo, o Moinho Cruzeiro do Sul irá investir na compra de novas unidades para aumentar a produção. "Ainda este ano queremos atingir uma produção de 1 milhão de toneladas", afirma Leal. Atualmente a capacidade produtiva é de 650 mil toneladas por ano.
Hoje a empresa é a terceira do segmento no País, mas quer terminar o ano ocupando a segunda posição. "Nossa idéia é cobrir o mapa", diz Leal. A empresa hoje tem unidades no Pará, Maranhão, Pernambuco, São Paulo, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul.
No ano passado o faturamento total da companhia foi da ordem de R$ 1 bilhão e o segmento de trigo teve uma participação de 70%, num total de R$ 700 mil.