Redação (31/01/2008)- O Show Rural Coopavel foi palco na manhã de hoje (31/01) para o lançamento de três novas tecnologias da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa): o kit de análise da qualidade de biogás; o sistema de Produção Integrada de Trigo (PIT) e da cultivar de soja BRS 282.
Já a Produção Integrada de Trigo (PIT), desenvolvida pela Embrapa Trigo, é um sistema normatizado, baseado na utilização racional de insumos e na minimização do impacto ambiental. A finalidade é a obtenção de produtos rastreados e com qualidade certificada, ampliando a competitividade da cadeia produtiva.
A cultivar de soja BRS 282 tem ciclo de maturação semiprecoce, alta capacidade produtiva e resistência aos nematóides de galha, problema que prejudica o rendimento da soja. Tem alta produtividade e a estabilidade de produção. É derivada da Embrapa 48, que se mantém há 12 anos no mercado, quando o ciclo de vida de uma cultivar é, em médias, de oito anos.
Durante o lançamento, Silvio Crestana, presidente da Embrapa, destacou a importância da pesquisa para o desenvolvimento do agronegócio brasileiro. “Enquanto a Embrapa difunde as novas tecnologias, cabe ao produtor rural implementar estas novidades, buscando melhores resultados na utilização das mesmas”, afirmou.
Já o ministro da Agricultura destacou o papel importante da Embrapa em suas pesquisas, mas não deixou de fora a parceria do órgão com uma rede integrada de pesquisa para o agronegócio desenvolvida pelo governo brasileiro para a manutenção do setor.