Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Distrito Federal eleva para 60% tributo sobre lucro do setor avícola

Os avicultores, que trabalham em sistema de integração com duas grandes empresas exportadoras de aves do país, já falam em prejuízos.

Redação (08/02/2008)- Os produtores de aves do Distrito Federal levaram um susto após o feriado de carnaval. Uma medida do governo local aumentou em mais duas vezes o imposto que incide sobre a produção e o comércio de carne de frango. Em vez de 26% de tributo sobre o lucro do setor avícola, o governo decidiu cobrar 60%. Em São Paulo, a mesma medida também foi adotada com valores inferiores.

O Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS), um dos mais caros do país, continua com alíquota de 17%. O que mudou foi a forma de cálculo do imposto. O dono de uma panificadora, que costuma usar 20 quilos de frango por dia para a produção de salgados, já pensa em repassar o aumento para os consumidores.
No meio rural, a preocupação é ainda maior. Os avicultores, que trabalham em sistema de integração com duas grandes empresas exportadoras de aves do país, já falam em prejuízos.
Por enquanto, o governo do Distrito Federal prefere não comentar o assunto. Mas a assessoria do Palácio do governo não descarta a possibilidade de rever a medida.
Especialistas avaliam que se a medida for mantida, outros Estados podem adotar o mesmo reajuste para aumentar a arrecadação. Em São Paulo, o governo estadual aumentou a tributação sobre o lucro para 30%. No restante do país, a medida não foi adotada.