Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Brasil e México terão projetos conjuntos

Entre os principais pontos do acordo, estão a cooperação técnica para produção de bioenergia e a atração de investimentos privados para o setor.

Redação (08/02/2008)- Com a presença do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, e do presidente do México, Felipe Calderón, os ministros da Agricultura, Pecuá­ria e Abastecimento do Brasil, Reinhold Stephanes, e do México, Alberto Cárdenas, assinaram ontem, na Cidade do México, carta de intenções que prevê cooperação técnica em temas de interesse comum na área agropecuária e apoio mútuo nos foros internacionais.

          Entre os principais pontos do acordo, estão a cooperação técnica para produção de bioenergia e a atração de investimentos privados para o setor. O ministro da Agricultura, Reinhold Stephanes, fez um balanço da missão: "Os encontros foram muito proveitosos, porque abriram portas para entendimentos na área agrícola. Isso significa possibilidades de credenciarmos de mais plantas de vendas de leite, perspectivas de exportações de arroz do Rio Grande do Sul, abertura do mercado de suínos provenientes de Santa Catarina e abertura de mercado para exportação de frango".

          Sanidade – Além de promover encontros de negócios entre empresários brasileiros e mexicanos, o objetivo da missão foi aproximar as áreas responsáveis pela sanidade dos dois países. Na última sexta-feira, as áreas responsáveis pela sanidade animal do Brasil e do México também acordaram num protocolo de intenções mais específico, que pode ser considerado um dos principais resultados da missão organizada pelo Ministério da Agricultura. A viagem é considerada a maior missão internacional de toda a história do MAPA.