Redação (12/02/2008)- Equipe de veterinários da Secretaria da Agricultura, Pecuária e Agronegócio (Seapa) que atua na Operação Verão Legal RS no litoral gaúcho apreendeu na segunda-feira (11), 390 dúzias de ovos que estavam em situação irregular.
A apreensão foi realizada em uma barreira volante no centro de Torres, no litoral norte gaúcho. O caminhão abordado estava na iminência de fazer o descarregamento em um movimentado supermercado do município.
Segundo o coordenador da Operação Verão Legal RS da Seapa, o veterinário Rodrigo Nestor Etges, apesar de os ovos não apresentarem nenhum problema sanitário, a apreensão foi realizada em virtude do produto estar em desconformidade com a lei federal 7.889 de 1989, que determina que produtos com inspeção estadual só podem ser comercializados dentro do próprio Estado de origem.
O médico veterinário Kleber Rogério Pádua de Mello, chefe da equipe no litoral norte, acrescenta que os produtos, por apresentarem condições de consumo e terem passado por inspeção sanitária em Santa Catarina, foram destinados para a Secretaria do Bem-Estar Social de Capão da Canoa, que fará a distribuição para instituições filantrópicas do município.
RS apreende ovos comerciais de origem catarinense
Apesar de os ovos não apresentarem nenhum problema sanitário, a apreensão foi realizada em virtude do produto estar em desconformidade com a lei.