Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Mato Grosso quer vacinar 5,5 milhões de animais contra aftosa

O produtor tem até 10 de março para entregar as declarações de imunização do rebanho às 130 unidades locais ou regionais do Indea.

Redação (14/02/2008)- Mato Grosso segue com a Campanha Estadual de Vacinação contra a Febre Aftosa em bovinos e bubalinos com até 12 meses de idade. A previsão é de que, até o final deste mês, 5,5 milhões de animais sejam imunizados. 

Desde 1º de fevereiro, foram colocadas à venda 5,8 milhões de doses de vacina em todo o estado. O produtor tem até 10 de março para entregar as declarações de imunização do rebanho às 130 unidades locais ou regionais do Instituto de Defesa Agropecuária (Indea). Os casos de não vacinação acarretam multa de R$ 63,00 por animal.

Há 12 anos, o estado não registra nenhum foco de febre aftosa. Por isso, o superintendente interino federal de Agricultura em Mato Grosso, Plínio Leite Lopes, pede a colaboração dos criadores. “Gostaria de solicitar aos produtores que vacinem o rebanho, para que consigamos 100% de imunização, mantendo os altos índices que Mato Grosso sempre alcançou. Isso vai contribuir para a manutenção do status de estado livre de febre aftosa”, enfatizou. 

Em 2007, 98,4% dos animais menores de 12 meses foram vacinados. O rebanho total do estado é de 25,6 milhões de cabeças. Além dessa campanha, serão realizadas mais duas etapas em Mato Grosso. Em maio, os bovinos e bubalinos menores de 24 meses serão imunizados e, em novembro, será a vez de todo o rebanho. “É necessário vacinar os animais menores de 12 meses, na etapa de fevereiro, em função da concentração do nascimento de bezerros entre os meses de setembro e novembro. Além disso, o Estado faz fronteira com a Bolívia”, explica a chefe substituta do Serviço de Sanidade Agropecuária em Mato Grosso, Janice Barddal.