Redação (15/02/2008)- Diante da expansão do mercado mundial de carne de aves, e proporcional crescimento das exportações brasileiras, não apenas as questões sanitárias preocupam os empresários e profissionais da avicultura. Hoje a principal fonte de energia da dieta destas aves, o milho, segue as tendências e oscilações do mercado global regido por setores fundamentais da economia, como a geração de alimentos e de combustíveis.
Demanda e oferta do mercado internacional de grãos é um dos temas a ser debatido durante o IX Simpósio Brasil Sul de Avicultura – IX SBSA – que será realizado de 01 a 03 de abril em Chapecó,SC. E para apresentar as últimas novidades e tecnologias para produção avícola estarão reunidos pesquisadores e especialistas do Brasil, América latina, União Européia e Estados Unidos .
Realizado em uma das maiores regiões produtoras de frango de corte do país, o IX SBSA tem ainda a missão de reunir profissionais, técnicos, veterinários e empresários do setor produtivo “A comissão organizadora do evento busca a cada ano trazer informação aos profissionais e empresários do setor da avicultura, oportunizando na região, o que em muitas vezes precisava ser buscado em outros centros” afirma a médica veterinária Luciane Surdi, vice-presidente do Núcleo Oeste de Médicos Veterinários.
Palestras
As palestras deste ano abordam temas como sanidade, nutrição, manejo, oferta de grãos e mercado internacional de carnes, as novas exigências da Comunidade Européia no que diz respeito a bem estar animal, resíduos e segurança alimentar. Entre os palestrantes convidados para esta nona edição estão o Dr. Antônio Mario Penz Junior, professor do Departamento de Zootecnia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRS, grande especialista em avicultura que apresentará o tema “Futuro dos Grãos X Biocombustível”.
Reconhecida internacionalmente como uma referência no setor, uma das palestrantes mais esperadas do IX Simpósio Brasil Sul de Avicultura é a da médica veterinária Dra. Elinor McCartney – Diretora da empresa Pen & Tec Consulting, que vai abordar as Exigências do Mercado Comum Europeu. Elinor McCartney, PhD em Patologia animal pela Universidade de Edinburgh – Escócia e MBA pela Open University , está no mercado há mais de 20 anos na área de desenvolvimento de produtos e assuntos regulatórios na Europa. A especialista em regras, normas e barreiras não-tarifárias para a União Européia abordará entre outros assuntos a crescente tendência das barreiras que não são relacionadas aos tributos impostos por um país para a entrada de produto estrangeiro em seu território, portanto não sujeitas a arbitragem da OMC Organização Mundial do Comércio.