Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Russos elogiam controle do Mapa no porto de Santos

Uma comitiva percorreu, de barco, o cais do porto para conhecer as instalações que armazenam os produtos exportados pelo Brasil.

Redação (28/02/2008)- O controle de segurança da carne pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Produção (Mapa) foi elogiado pelos técnicos russos em visita ao Porto de Santos, ontem, dia 27. A comitiva percorreu, de barco, o cais do porto para conhecer as instalações que armazenam os produtos exportados pelo Brasil.

O chefe da comitiva, Sergey Dankvert, afirmou que veio ao Brasil para verificar o cumprimento das exigências estabelecidas pelo Protocolo de Entendimento Sanitário firmado entre os dois países, no mês passado. “Posso afirmar que o Mapa faz um excelente trabalho para assegurar o controle de segurança da carne que é exportada para a Rússia” destacou.

O representante russo, que visitou fazendas de leite em Uberlândia (MG), manifestou o interesse do seu país em importar também este produto e seus derivados. “Podemos combinar um esquema de trabalho para inspecionar as empresas interessadas em exportar produtos lácteos, principalmente o leite em pó”, explicou Dankvert.

Em tom de brincadeira, o chefe da comitiva russa disse que pode, inclusive, “emprestar os inspetores russos para a União Européia nesta atividade de fiscalização das fazendas brasileiras”. Ele ressaltou que devem ser trabalhadas basicamente as questões técnicas.

O presidente da Associação Nacional de Carnes da Rússia, entidade que concentra importadores e produtores, Sergey Yushin, disse que teve boa impressão do trabalho que o Mapa está desenvolvendo. “Tivemos oportunidade de acompanhar uma reinspeção de carne exportada para a Rússia e vimos o esforço do Brasil para exportar um produto de qualidade”, avaliou Yushin.