Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Pesquisadores americanos elogiam evolução tecnológica da agropecuária brasileira

Os pesquisadores americanos assistiram a uma apresentação da evolução das pesquisas em melhoramento da soja entre outras.

Redação (07/03/2008) – A taxa de crescimento na agropecuária brasileira e as tecnologias em uso no país nos últimos 30 anos foram elogiadas por uma delegação da Agência Americana para o Desenvolvimento Internacional (USAID) e do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA). Os pesquisadores americanos assistiram a uma apresentação da evolução das pesquisas em melhoramento da soja e o uso de estirpes de bradyrizobium para fixação biológica do nitrogênio, pelos pesquisadores da unidade Cerrados da Empresa Brasileira de Pesqusia Agropecuária (Embrapa).

De acordo com o pesquisador Auteclínio Lopes de Farias Neto, a produção de soja no Cerrado representa 63,5% do volume nacional. Os rendimentos da produção têm aumentado, em média 1,5% ao ano, ganhos  que foram incorporados pelo melhoramento genético e às tecnologias desenvolvidas para reduzir custos e facilitar o manejo das lavouras.

Farias Neto, o especialista em melhoramento da soja, salientou que a Embrapa Cerrados e parceiros estão trabalhando uma cultivar resistente à ferrugem asiática. “A expectativa é lançar o material ainda neste ano. Os custos com a ferrugem asiática somam uma perda de 2,67 milhões de toneladas de grãos que geraram um prejuízo de US$2,57 bilhões na safra 2006/07”, acrescentou. Ele esclareceu que a primeira cultivar brasileira de soja resistente à ferrugem asiática contribuirá para reduzir ta,bem as aplicações de fungicidas. “A média atual é de 2,3 aplicações. A cultivar a ser lançada requer apenas uma”, enfatizou.