Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Avicultura gaúcha quer ampliar vendas para Oriente Médio

Atualmente, os principais compradores são Arábia Saudita, Barein, Catar, Emirados Árabes, Iemen, Irã, Iraque, Israel, Jordânia, Omã, Tadisquistão, Turcomenistão, Turquia, e Uzbequistão.

Redação (19/03/2008)- Reunidos nesta terça-feira, dia 18, dirigentes da Associação Gaúcha de Avicultura (ASGAV) avaliaram a situação do setor diante da alta dos custos  e também a grande  procura de carne de frango por parte de representantes de importadores do Oriente Médio. “A perspectiva é de que se inicie ainda neste semestre uma série de operações de exportação de carne de frango para ampliar as vendas a alguns países do Oriente Médio”, informou o secretário-executivo da entidade, José Eduardo dos Santos.

Atualmente, o o RS exporta 29% da produção para o Oriente Médio e os principais compradores são Arábia Saudita, Barein, Catar, Emirados Árabes, Iemen, Irã, Iraque, Israel, Jordânia, Omã, Tadisquistão,  Turcomenistão, Turquia, e Uzbequistão. "A persistir a alta dos insumos, milho, soja e outros complementos ração do frango e mesmo com o dólar em queda, a tendência será  intensificar as exportações para amenizar os prejuízos”,  diz o secretário-executivo.

Segundo ele, a avicultura brasileira já está reduzindo a produção e, em alguns casos, a retração chega a 25%  o que vai impactar na oferta no mercado interno.

"A avicultura gaúcha está passando por um momento delicado, mas estamos cientes de que  esta redução da produção e o redirecionamento em larga escala para o mercado externo, deverá estabilizar o mercado, valorizando a carne de frango em sintonia com o custo dos grãos " , afirma José Eduardo dos Santos.