Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

França ajuda África a lutar contra gripe aviária

Foram concedidos dois milhões e 700 mil euros para a instauração de uma rede de vigilância e de estudos das camadas virais da doença.

Redação (19/03/2008)- O Ministério francês da Saúde, Juventude e Desportos concedeu dois milhões e 700 mil euros para a instauração de uma rede de vigilância e de estudos das camadas virais da gripe aviária em benefício dos Institutos Pasteurs na África, soube terça-feira (18-03) a Pana de fonte autorizada.

O montante da subvenção concedida pelo Fundo de Solidariedade de Velhice, em conformidade com uma convenção assinada a 25 de Junho de 2007, foi repartido entre os Institutos Pasteurs da República Centro Africana, do Senegal, da Côte d”Ivoire, de Madagáscar e dos Camarões, bem como o Centro de Pesquisa Médica e Sanitária (Cermes) do Níger.

A ajuda visa igualmente apoiar tecnicamente os Ministérios da Saúde e Recursos Animais destes países no diagnóstico molecular da gripe aviária.

O Centro Pasteur dos Camarões recebeu 267 mil e 500 euros que serão utilizados para o reforço das capacidades do laboratório de virologia em matéria de gripe aviária e diagnósticos respiratórios, de acordo com a Embaixada de França em Yaoundé.

"Este dinheiro vai ajudar igualmente o reforço da rede de vigilância epidemiológica e virológica da gripe nos Camarões, bem como ao reforço das capacidades de investigações epidemiológicas e virológicas em redor dos casos suspeitos e/ou confirmados", precisa a mesma fonte.

O virus H5NI da gripe aviária, cuja presença em África foi assinalada pela primeira vez no Egipto em 2006, penalizou seriamente o sector avícola em numerosos países do continente nos últimos anos.