Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

IX SBSA: Simpósio Brasil Sul de Avicultura ganha repercussão internacional por reunir especialistas de dois continentes

O evento que inicia no dia 01 de abril em Chapecó, SC, reúne pesquisadores e especialistas em aves dos EUA, União Européia e América Latina para debater questões sanitárias e de mercado.

Redação (25/03/2008)- A pouco mais de uma semana para o início do IX Simpósio Brasil Sul de Avicultura, que será realizado de 01 a 03 de abril no Lang Palace Hotel, em Chapecó, SC, a mídia nacional e internacional especializada em avicultura volta as atenções para os debates que serão realizados durante o evento. Questões como o mercado internacional de grãos e a polêmica entre os comestíveis e combustíveis, tomam parte da pauta do Simpósio que vai apresentar ainda as mais recentes descobertas em sanidade e nutrição de aves.  Temas que despertam o interesse dos principais players do mercado internacional de carne, que tem o Brasil como principal concorrente.
A repercussão do evento ganhou as manchetes dos países concorrentes. Os principais sites americanos "The Poultry Site", "Poultex", "Watt Poultry"; e para América Latina e Caribe, "Redalimentária", além dos principais sites brasileiros, deram destaque para o evento que vai reunir veterinários, zootecnistas, empresários e produtores.
A colocação privilegiada do Brasil no ranking como o maior exportador mundial de frangos faz com que a produção nacional fique em evidência, e eventos como o que vai ser realizado em Chapecó seja determinante na tomada de decisão das principais empresas exportadoras.
O evento promovido pelo Núcleo Oeste de Médicos Veterinários reúne a cada ano uma seleção de pesquisadores e temas polêmicos e voltados para cadeia produtiva, como as barreiras não tarifárias na União Européia e rumos da avicultura. Além das questões de mercado que serão apresentadas na palestra do ex-ministro da Agricultura e presidente da ABEF – Associação Brasileira de exportadores de Frangos, Francisco Turra, temas ligados a sanidade, nutrição, manejo, oferta de grãos e mercado internacional de carnes, as novas exigências da Comunidade Européia no que diz respeito à bem estar animal, resíduos e segurança alimentar serão debatidos. Entre os palestrantes convidados para esta nona edição está o Dr. Antônio Mario Penz Junior, professor do Departamento de Zootecnia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRS, grande especialista em avicultura que apresentará o tema "Futuro dos Grãos X Biocombustível".
Reconhecida internacionalmente como uma referência no setor, uma das palestrantes mais esperada é a médica veterinária Dra. Elinor McCartney – Diretora da empresa Pen & Tec Consulting, que vai abordar as Exigências do Mercado Comum Europeu.  Elinor McCartney, é PhD em Patologia animal pela Universidade de Edinburgh, Escócia e MBA pela Open University e está no mercado há mais de 20 anos na área de desenvolvimento de produtos e assuntos regulatórios na Europa.

Sanidade do plantel brasileiro

Nas últimas edições do Simpósio Brasil Sul de Avicultura temas como regionalização da avicultura como medida sanitária e o risco da temida influenza aviária alertou o setor para o cuidado e importância da biosseguridade e do controle sanitários dos plantéis, chamando atenção do poder público para a realidade da estrutura nacional de controle de doenças e o risco imposto por uma pandemia. O resultado foi o credenciamento de laboratórios, criação de planos emergenciais de prevenção e controle de doenças como Newcastle e Influenza Aviária.
Este ano no IX SBSA a veterinária, Dra. Laura Yaneth Villarreal Buitrago, formada na Universidade De La Salle em Bogotá, Colômbia, apresentará a palestra "Impacto dos diferentes patotipos dos vírus da bronquite infecciosa circulantes no Brasil", uma doença que provoca sérios prejuízos econômicos e requer monitoramento constante.
A pesquisadora que é associada ao Coronavirus Research Group da USP afirma que a bronquite infecciosa aviária é uma doença que já é presente no plantel avícola brasileiro há varias décadas, no entanto, as conseqüências derivadas deste vírus vêm aumentando dia após dia. Segundo especialistas a bronquite infecciosa das aves é uma doença viral respiratória aguda, disseminada no mundo todo.
A importância da prevenção e da biossegurança está diretamente ligada ao seu impacto econômico. Os sintomas, além de diminuírem o desempenho das aves, com perda de peso e refugagem, têm complicações com infecções bacterianas secundárias que causam grandes perdas econômicas por condenação de carcaças.
Para Dra. Laura Yaneth Villarreal Buitrago, que atua na área de Medicina Veterinária Preventiva e Saúde Animal em Programas Sanitários, é importante o alerta aos profissionais para o prejuízo não apenas em aves de corte, mas nas poedeiras aonde as perdas vão de 10 a 50% na produção de ovos, causando ainda alterações da qualidade da casca e conseqüentes deformações nos ovos.
Para Dra. Laura Yaneth Villarreal Buitrago, especialista em Patologia Aviária pela Universidade de São Paulo, é preciso que a comunidade científica fique atenda, pois os vírus sofrem mutações constantes.  "Provavelmente, a pressão de seleção sobre o  vírus está colaborando com que o mesmo mude a sua manifestação clínica  típica e consiga se adaptar às diferentes condições no campo" alerta.

Dra. Laura que atua nas áreas de patologia e virologia aviárias como: bronquite infecciosa, pneumovírus aviário e vírus entéricos e também na área de microbiologia e genética Molecular destaca que "Podemos observar no Brasil quase todas as apresentações da doença e podemos fazer uma regionalização dos patotipos respiratórios, reprodutivos, renais e entéricos.  O objetivo da palestra durante o IX SBSA será o de apresentar a doença desde todos os pontos de vista patológicos e não apenas desde o ponto de vista genético" esclarece.

Incrições

As inscrições antecipadas que custam R$ 165,00 para profissionais e R$145,00 para estudantes, podem ser feitas pelo site da entidade www.nucleovet.com.br, clicando no banner do evento. A inscrição dará ao participante o direito a participação em todas as apresentações técnicas do Simpósio; três coffee-breaks; coquetel de abertura; material didático, que compreende: Pasta, anais com todas as apresentações técnicas, caneta, bloco, questionário de avaliação, CD com as palestras e certificado.
 A programação técnica inicia na quarta feira dia 02 de abril com a palestra Mercado Mundial de Carnes com o Dr. Nilson Olivo, especialista em Mercado de Carnes onde atua há 28 anos. A segunda palestra do dia, sobre fisiologia das aves e aspectos sanitários será apresentada pela Dra. Margie Lee, professora do Colégio de Medicina Veterinária da UGA – Universidade da Geórgia – EUA, sobre Microbiologia Intestinal; já a Dra. Fernanda M. Tucci abordará outros aspectos da cadeia produtiva com o tema Auditoria em Fábricas de Rações; Dr. Michael Czarick, também da Universidade da Geórgia abordará a questão de bem estar animal com o tema "Ambiência: Temperatura X Amônia"; o especialista em frangos de corte Dr. Matthew Wilson Consultor Técnico de uma multinacional apresentará as ultimas novidades sobre "Manejo Final – Stress Calórico".
Na quinta-feira, 03 de abril a primeira palestra do dia é com o médico veterinário especialista em Ciências Veterinárias e Biotecnologia Dr. Luis Felipe Caron, professor de microbiologia veterinária e vacinologia na UFPR, que abordará o tema "Capacidade de resposta imunológica das Aves – Estratégia de Monitoramento"; a médica veterinária Dra. Laura Yaneth Villarreal Buitrago, formada pela Universidade De La Salle em Bogotá Colômbia, especialista em patologia aviária apresentará as últimas tecnologias em Patologia e Virologia Aviárias: Bronquite infecciosa, Pneumovírus aviário e vírus entéricos, Microbiologia – Virologia, Genética Molecular e Medicina Veterinária Preventiva na área de Saúde Animal em Programas Sanitários. Laura Villarreal, pesquisadora associada ao Coronavirus Research Group da USP fará a palestra "Impacto dos diferentes Patotipos dos vírus da Bronquite infecciosa circulantes no Brasil", encerrando a programação voltada para sanidade o tema Salmonella Após Vacinas será apresentado pela Dra. Lilliane Revoledo.
Na programação sobre nutrição o Dr. Gustavo J. M. M. de Lima, Pesquisador da Embrapa apresentará a palestra "Qualidade de Grão na Avicultura". O médico veterinário Dr. Sebastião Aparecido Borges, especializado em nutrição de monogástrico e diretor da BSA Assessoria Agroindustrial apresentará a palestra "Utilização de Eletrólitos para Aves – Da teoria a prática"; em seguida o Dr. Sadi Marcolin, médico Veterinário e coordenador do Comitê de Sanidade Avícola das Agroindústrias de Santa Catarina falará sobre Reutilização de Cama.
O SBSA é organizado pelo Núcleo Oeste de Médicos Veterinários, que elege a cada ano uma seleção de temas importantes e profissionais reconhecidos nacional e internacionalmente para traçar diretrizes, apontar tendências e antecipar desafios do setor avícola. Este ano é esperado cerca de 600 veterinários, zootecnistas, técnicos, empresários e estudantes do setor avícola. Inscrições antecipadas através do site
www.nucleovet.com.br.

Serviço:
IX Simpósio Brasil Sul de Avicultura 01 à 03 de Abril de 2008
Local: Lang Palace Hotel, Chapecó,SC
Informações e Inscrições: (49) 3329 1640 ou
www.nucleovet.com.br

Mais informações e entrevistas:
Eliana Panty
(48)9980-4920
[email protected]