Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

UE concede 2 milhões ao Togo para luta contra Influenza aviária

Este projeto trienal (2008-2011) visa reforçar todos os serviços veterinários do país e melhorar a sua capacidade de controle e de respostas aos focos da doença.

Redação (09/04/2008)- A União Européia (UE) financiou um projeto de assistência ao Governo togolês na prevenção e no controle da Influenza aviária com um montante de 2,02 milhões de euros, nos termos de uma convenção assinada ontem, em Lomé.

Este projeto trienal (2008-2011) que será executado pela Direção da Pecuária e Pesca, com o apoio da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura (FAO), visa "reforçar todos os serviços veterinários do país e melhorar a sua capacidade de controle e de respostas aos focos da Influenza Aviária Altamente Patogénica (IAHP)".
O fundo permitirá reforçar os laboratórios nacionais de diagnóstico e ajudará na criação de um fundo de indenização para os pastores, indica o comunicado entregue à imprensa.
Por outro lado, o financiamento dará meios ao Estado para sensiblizar os responsáveis do setor avícola às medidas e precauções a tomar contra a Influenza aviária e garantir a biossegurança nas explorações e nos mercados de aves.
A Influenza aviária apareceu pela primeira vez no Togo em 26 de Junho de 2007 após algumas mortes que ocorreram há duas semanas atrás na granja avícola de galinhas no sul do país (cerca de 50 quilometros a sudeste de Lomé) e registou cerca de 20 mil animais abatidos.
Apesar do controle da pandemia, existem grandes problemas relativos à vigilância epidemiológica e ao dispositivo de resposta.