Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Japão pode fechar fronteiras em caso de epidemia de IA

Plano também prevê o resgate de cidadãos japoneses em países afetados.

Redação (15/04/2008)- O governo japonês revelou quarta-feira 9 um plano de efetivar medidas drásticas para lidar com possíveis pandemias de gripe influenza no exterior, podendo inclusive limitar a entrada de estrangeiros no Japão de países nos quais o vírus esteja ativo.

As medidas também incluem até mesmo a possibilidade de resgate rápido de japoneses no exterior com aviões e helicópteros da Força de Defesa. Os planos devem diminuir a entrada de tipos diferentes da gripe no Japão, revelou um representante do governo.

Dentro desse sistema, vistos dos países afetados seriam suspensos e aeroportos específicos escolhidos para receber passageiros desses lugares. Todas as pessoas originárias de tais países ficariam em hotéis ou instalações isoladas para evitar que o vírus se espalhe pelo restante do país.

Pesquisas recentes indicaram que o Japão é particularmente vulnerável a epidemias desse tipo em suas grandes metrópoles. Isso se dá devido à grande quantidade de pessoas que dividem espaços pequenos, além da superlotação do transporte público.