Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Bento Gonçalves (RS) será sede do 15 XV AgroEx

Serão tratados temas como o passo a passo da exportação, as linhas e os programas de financiamento do BNDES e as políticas públicas do Mapa para o mercado de produtos orgânicos.

Redação (29/04/2008)- As políticas públicas para o mercado de produtos orgânicos e os desafios para as exportações do agronegócio estão entre os temas do 15º Seminário do Agronegócio para Exportação (AgroEx), que começa nesta quarta-feira (30), em Bento Gonçalves/RS. O encontro é resultado de parceria do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) com o Instituto Brasileiro do Vinho (Ibravin) e a prefeitura municipal de Bento Gonçalves.

O secretário de Relações Internacionais do Agronegócio  (SRI) do Mapa, Célio Porto, participa da abertura do seminário, que tem o objetivo de disseminar informações estratégicas  para estimular os agentes do agronegócio brasileiros a aumentar a participação no mercado externo. Estão programadas palestras de especialistas dos ministérios da Agricultura, do Desenvolvimento, Comércio Exterior e Indústria e das Relações Exteriores; e de entidades como o Sebrae/RS e o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e o Ibravin.

Serão tratados também temas como o passo a passo da exportação, as linhas e os programas de financiamento do BNDES, as políticas públicas do Mapa para o mercado de produtos orgânicos, os instrumentos de apoio à produção e à comercialização, a importância do associativismo para exportar. Serão apresentados casos bem-sucedidos de estratégias de exportação, como os projetos do Sebrae/RS.

O seminário será na Universidade de Caxias do Sul (UCS), no auditório do bloco B. As inscrições para o 15º AgroEx podem ser feitas gratuitamente pelo e-mail: [email protected].