Redação (05/05/2008)- A Associação Paranaense de Suinocultores (APS) promove o 1º Encontro de Suinocultores Independentes do Paraná no dia 30 de maio, no Centro de Eventos e Convenções Ismael Sperafico, em Toledo. São considerados produtores independentes aqueles que não participam de sistemas de integração das indústrias.
Inspirada em evento semelhante, já com oito edições bem sucedidas no Rio Grande do Sul, a iniciativa tem por objetivos a informação, organização e mobilização dos produtores, para o melhorar o debate e defesa dos anseios da suinocultura independente.
Naquele Estado, os últimos eventos permitiram o debate das mudanças que estão ocorrendo na suinocultura e a busca de participação mais vantajosa dos produtores independentes no mercado.
Conforme dirigentes da APS, a idéia é proporcionar aos suinocultores independentes de todo o Estado a oportunidade para analisar e discutir o futuro e as melhores alternativas para a atividade.
Durante todo o dia serão debatidos temas como o mercado, perspectivas e programas de qualidade da suinocultura independente, através de palestras técnicas e dinâmicas em grupos. A proposta é ouvir as aspirações e sugestões dos criadores e permitir a troca de experiências entre técnicos e produtores.
Ao final do encontro, deverão ser avaliadas a organização, necessidades e tendências de mercado da suinocultura independente, com o estabelecimento de estratégias de ação em favor da atividade.
Segundo os dirigentes da APS, o objetivo é organizar os produtores, atualizar informações e oferecer subsídios que garantam maior competitividade à suinocultura independente.
O encontro permitirá que todos percebam claramente, criadores e especialistas, as potencialidades, a importância, os desafios, as fragilidades, oportunidades e riscos da suinocultura independente, para a definição de ações, estratégias e metas em benefício da atividade.
Desta forma, se buscará a viabilização e expansão da suinocultura independente, a partir da troca de informações e conhecimentos, diálogo entre produtores, discussão de problemas comuns, união de esforços e identificação de soluções viáveis para as dificuldades levantadas.
O encontro terá também como metas a definição de ações de incentivo ao maior consumo de carne suína, a partir divulgação das qualidades do produto, a organização e negociação coletiva de produtores independentes com as agroindústrias, identificação das principais reivindicações da atividade e encaminhamento destas aspirações às autoridades.
O 1º Encontro dos Suinocultores Independentes do Paraná será realizado em parceria da APS com a Vitagri e as inscrições poderão ser formalizadas pelos telefones 45 3277-1613, com Júlio, e 43 3423-8200, com Elisângela.
Toledo sedia 1 Encontro de Suinocultores Independentes do Paraná
São considerados produtores independentes aqueles que não participam de sistemas de integração das indústrias.