Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

OIE faz análise da sanidade avícola

A medida é uma estratégia de certificação na qual a cadeia produtiva tem alto grau de biosseguridade em seus elos e adequado isolamento de fatores de risco externo.

Redação (06/05/2008)- Integrantes da Organização Mundial de Sanidade Animal (OIE) estiveram no RS, na semana passada, para verificar a possibilidade de implantação da compartimentação do sistema de avicultura no RS. A medida é uma estratégia de certificação na qual a cadeia produtiva tem alto grau de biosseguridade em seus elos e adequado isolamento de fatores de risco externo. Desta forma, a ocorrência de problemas sanitários em uma área não afeta o desempenho das demais. Cada região é definida por características similares. "É um mecanismo a mais de controle sanitário e também de venda", explica o diretor do Mapa/RS, José Severo.
De acordo com o dirigente, a proposta de compartimentação seria mais adequada do que a divisão por estados e foi bem aceita pelos técnicos da OIE, um chileno e um argentino. Conforme Severo, o estado foi bem visto, devido aos programas de sanidade e qualidade da produção avícola. "Sentimos que eles tiveram uma boa impressão, também pelo interesse demonstrado pelo nosso pessoal", afirmou.