Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Avicultura de Postura em destaque

Fortalecimento do mercado faz postura voltar a ser tema do VII Seminário Internacional de Aves e Suínos.

Redação (07/05/2008)- Dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE) apontam para um crescimento de 2,2% na produção brasileira de ovos no ano passado, no comparativo com 2006. Em números reais, isto significa que, em 2007, foram produzidas 2,2 bilhões de dúzias de ovos. 

Não foi só a produção que aumentou. Hoje, o produtor está recebendo cerca de R$ 40,00 pela caixa com 30 dúzias de ovos, 5,7% a mais do que em abril do ano passado. Segundo analistas do setor, estes dados positivos refletem os esforços promovidos em prol da imagem do ovo, que cada vez mais é reconhecido por especialistas como um alimento saudável e rico em vitaminas.

Diante da força que o mercado de postura tem conquistado na avicultura brasileira, a AveSui América Latina 2008 (13 a 15 de maio no CentroSul, em Florianópolis) volta a destacar o tema na programação do VII Seminário Internacional de Aves e Suínos, programada para acontecer durante a feira.

Para isto, os organizadores do evento trarão especialistas da Embrapa Aves e Suínos e profissionais integrantes de órgãos governamentais, universidades, centros de pesquisas do Brasil, Espanha e Estados Unidos e de empresas do setor para discutirem temas que transitam entre as práticas de manejo e as questões conjunturais de consumo.

Logo na abertura do seminário, o mercado interno de ovos estará em destaque na palestra do executivo da Hy-Line do Brasil Rogério Belzer, com a palestra “O Consumo de Ovos no Brasil: Desafios e Oportunidades”. Nos dias seguintes, oito temas (quatro por dia) relacionados ao manejo sanitário, nutrição e estrutura da propriedade completam a programação das palestras de postura, coordenada pela pesquisadora da Embrapa, Valéria Maria Nascimento Abreu. 

Entre os destaques do seminário, estão nomes como Ricardo Cepero Briz, da Faculdade de Veterinária de Zaragoza (Espanha), Ruth Newberry, da Universidade Estadual de Washington (EUA), a PhD Helenice Mazzuco, da Embrapa, e o secretário de defesa agropecuária do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) Inácio Kroetz.

“Cada vez mais o ovo é vedete da dieta de pessoas que buscam mais saúde e qualidade de vida. Favorecido por ser um produto barato e acessível, o ovo agora tem um horizonte bastante otimista. Isto deverá fazer com que toda a cadeia produtiva busque novas informações. Diante deste contexto, nada mais apropriado do que viabilizarmos o acesso de muitos interessados a temas relacionados ao setor de postura”, destaca Andrea Gessulli, diretora da Feira.

· Mais informações e inscrições para o VII Seminário Internacional de Aves e Suínos  pelo telefone (11) 2118-3133, pelo e-mail [email protected]www.avesui.com