Redação (19/05/2008)- A Associação Gaúcha de Avicultura (ASGAV) alerta que devido ao aumento no custo do milho, a tendência é de que ainda nesta semana os preços do frango e ovos sofram um aumento significativo a fim de amenizar os prejuízos ao produtor e à agroindústria avícola.
O secretário executivo da ASGAV, José Eduardo dos Santos, informa que, atualmente, no Rio Grande do Sul, a saca de 60 Kg de milho está em torno de R$ 27,80, impactando drasticamente no custo de produção da avicultura, pois o milho equivale a 70% da ração do frango.
Segundo ele, a avicultura já busca alternativas para reverter o alto custo para aquisição de milho no país, porém, a elevada produção de aves não assimila em tempo exíguo a mudança de suprimento para sua produção.
Na quarta-feira, dia 14, o senador Paulo Paim (PT-RS) fez um pronunciamento no Senado afirmando que esteve reunido com representantes da ASGAV e do Sindicato das Indústrias de Produção Avícola do Rio Grande do Sul (SIPARGS) e ficou preocupado com as dificuldades do setor por causa da crise no abastecimento do milho. A pedido das entidades, ele anunciou uma intermediação junto aos ministérios da Agricultura, do Planejamento e à Companhia Nacional de Abastecimento (CONAB) em busca de alternativas.
“Os setores de avicultura e suinocultura não são contrários à exportação de milho, mas como foram os principais setores que alavancaram a evolução desta cultura no Brasil, não podem simplesmente ser esquecidos e jogados num mercado de preços altamente especulativos.”, enfatizou.