Brasília (20/5/2008) – Mais uma estação do laboratório virtual no exterior (Labex) será estabelecida na Europa. Depois de duas estações, uma Montpellier, na França, e a de Wageningen, na Holanda, a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) estuda a instalação de uma base física no Reino Unido.
Missão chefiada pelo coordenador do Labex Europa, Luís Fernando Vieira, está na Inglaterra para tratar da viabilidade operacional do Labex. Uma das incumbências da delegação é definir o melhor local em território britânico.
Uma das possibilidades é o Parque de Ciências de Norwich, localizado na região leste daquele país. O assunto foi um dos temas da audiência, no mês de março, do diretor-presidente da Embrapa Silvio Crestana com o conselheiro-chefe para assuntos científicos do Reino Unido, John Beddington, em Brasília.
Há pelo menos um ano, a diretoria-executiva da Embrapa avalia a possibilidade da instalação do Labex Europa na Inglaterra. Em março de 2007, Crestana e o chefe da divisão de fitopatógenos do Rothamsted Research, John Lucas, assinaram um memorando de entendimento para projetos de desenvolvimento sustentável e o intercâmbio de pesquisadores.