Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Indonésia ratifica interesse pelo agronegócio brasileiro

É a terceira vez, em 2008, que uma delegação daquele país esteve no MAPA para conhecer a política agrícola e a produção de agroenergia do Brasil.

Redação (27/05/2008)- A Indonésia ratificou interesse pelo agronegócio brasileiro nesta segunda-feira (26). É a terceira vez, em 2008, que uma delegação daquele país esteve no Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) para conhecer a política agrícola e a produção de agroenergia do Brasil. A missão é composta por membros da Coordenação de Investimentos do governo indonésio.

Pela manhã, o coordenador de Agroenergia, da Secretaria de Produção e Agroenergia (SPAE), Frederique Abreu, apresentou aos visitantes histórico do biocombustível no Brasil, com dados recentes de consumo interno. Já o agronegócio no contexto da economia brasileira foi abordado pelo diretor do Departamento de Economia Agrícola, da Secretaria de Política Agrícola (SPA), Wilson Araújo.

À tarde, representantes da Secretaria de Relações Internacionais do Agronegócio (SRI) acompanharam a comitiva à Cooperativa Agrícola do Distrito Federal (Coopadf). A instituição, com 100 integrantes, está localizada no Núcleo Rural da Taquara, em Planaltina (DF), com plantações de trigo, soja, milho e feijão, em uma área de 60 mil hectares.

Começo das negociações – Em março deste ano, o ministro da Agricultura da Indonésia, Anton Apriyantono, esteve no Brasil e se reuniu com o ministro Reinhold Stephanes. Na ocasião, ele manifestou interesse em importar carne bovina in natura.

No início de maio, o departamento comercial do Ministério da Agricultura indonésio, com o apoio do Mapa, visitou estabelecimentos nos estados de Goiás, Pará, Rondônia e Mato Grosso do Sul, com interesse na compra da carne bovina in natura.